20 perguntas e respostas sobre o deísmo


01.  O que é Deísmo?
R- O deísmo é uma corrente filosófica que reconhece a existência de Deus através da razão e do livre pensamento, em vez dos elementos comuns das religiões organizadas que seguem revelações e tradições.

02. Deístas acreditam em Deus?
R- Os deístas acreditam em Deus, ou pelo menos em um ser superior, mas não praticam nenhuma religião.

03. Qual a relação entre Deus e o universo?
R- Na visão clássica, o deísmo sustenta que Deus originou o universo, mas não interfere nele de modo evidente tal como sugerem os religiosos teístas.

04. Deístas seguem princípios e praticas do Cristianismo, Judaísmo ou de qualquer outra religião organizada?
R- Tipicamente não, porém quando seguem, seguem poucos.

05. Os deístas acreditam em Jesus Cristo?
R- Alguns creem, enquanto outros não. A maior parte dos deístas demonstra respeito aos ensinamentos morais de Jesus.

06. O deísmo tem alguma escritura sagrada?
R- O deísmo não tem nenhum livro sagrado. Porém, existem diversos livros de estudo para melhor compreensão do deísmo, a saber: The Age of Reason (em português, A Era da Razão) escrito por Thomas Paine.

07. Quais são os credos do deísmo?
R- O deísmo não pretende controlar as pessoas, portanto não possui nenhum credo, dogma, ou profissão de fé.

08. Qual o conceito de satanás no deísmo?
R- Em geral os deístas consideram que satanás, demônios e inferno não existem, são apenas fraquezas da mente humana que podem ser superados pelo raciocínio do homem.

09. Deístas acreditam em eventos sobrenaturais?
R- Normalmente deístas se recusam a acreditar em eventos sobrenaturais, paranormalidades, milagres, profecias e revelações, haja vista que não existe qualquer evidência científica da verdade destes relatos.

10. Deísmo tem ministros?
R- O deísmo não necessita de ministros, padres, pastores ou rabinos. Tudo que o homem precisa é usar o próprio bom senso.

11. Qual a opinião do deísmo sobre religiões? 
R- Os deístas não acreditam que as religiões estão corretas quando afirmam que conhecem a "Palavra de Deus". Sendo assim, para os deístas, as religiões são apenas invenções humanas. De acordo com os deístas, o maior presente de Deus para humanidade não é a religião, mas "a capacidade de raciocinar".

12. Qual a definição de Deus conforme o deísmo?
R- As características de Deus é um mistério, e a sua definição pode variar conforme cada deísta, por exemplo, alguns deístas creem que Deus é um ser transcendental criador do universo, enquanto que outros acreditam que Deus é uma força completamente neutra, que gera e mantém o universo.

13. Existe vida após a morte?
R- Cada deísta é livre para criar a sua própria opinião em relação a isso. Alguns acreditam, enquanto que outros são incertos, considerando que não tem nenhuma maneira de saber ou que ainda não encontraram  evidências conclusivas a respeito.

14. Todos os deístas pensam iguais?
R- Cada deísta é um livre pensador individual, com percepções diferentes. Portanto, em alguns assuntos, os pontos de vista de um deísta para outro podem variar.

15. Como comprovar a existência de Deus?
R- A maioria dos deístas afirma que a complexa estrutura do universo é a comprovação da existência de um criador, todavia o deísmo permite aos seus seguidores uma livre interpretação do mesmo.

16. Os deístas acreditam que Deus castiga ou recompensa pessoas pelas suas ações?
R- Os deístas não acreditam que Deus possa castigar ou recompensar pessoas, mas acreditam que cada um é responsável pelas suas atitudes e suas consequências.

17. Qual a diferença entre deísmo e ateísmo
R- No geral existem muito mais semelhanças do que diferenças, por exemplo, ambos não acreditam em revelações, dogmas, profecias e livros sagrados. Tanto deístas quanto ateus valorizam o uso da razão e da ciência para compreender o universo, e defendem o estado laico. Contudo existe uma diferença marcante, pois para os deístas existe um Deus, enquanto que para os ateus não existe nenhum Deus.

18. Qual a diferença entre o deísmo e as religiões organizadas?
R- Em suma, deísmo reconhece a existência de Deus através da razão, evidências científicas, e das leis naturais, enquanto que as religiões organizadas reconhece a existência de Deus através de revelações e livros sagrados.

19. Qual a origem do deísmo?
R- A filosofia deísta está fortemente vinculada aos antigos filósofos gregos, especialmente à filosofia aristotélica. Mais tarde o deísmo se desenvolveu e se consolidou durante o Iluminismo com o apoio de vários cientistas, filósofos, e pensadores, tais como Voltaire, Benjamin Franklin e muitos outros.

20. Quem são os deístas?
R- Os deístas são aquelas pessoas que admitem a existência de Deus, mas não estão presas a nenhum tipo de crença ou dogma, podendo ou não crer em algum tipo de vida após a morte. Muitas vezes, deístas estão insatisfeitos com as religiões, e geralmente apresentam algumas declarações que os distinguem dos religiosos.

Por: George Filho - deismoemfoco.blogspot.com
Imagem: pixabay.com

30 comentários:

  1. Acho que finalmente me encontrei... Todo o meu pensamento está aqui, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem,demorei mais me encontrei,obrigado pela explicação

      Excluir
  2. Obrigado. Aqui está expresso o que eu sinto.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Na verdade nascemos ateu, mas a partir que as nossas partes mentais desenvolve, concientizamos que a algo que rege as coisas que nao esta no nosso poder o ser o humano atribui o significado de sobrenatural, ligamos a uma religiao, quando estamos iludidos demais que Deus nao consegue intervir nas nossas vidas viramos deistas. Nisso, temos partes em nossa vida, fomos ATEU--> RELIGIOSO---> DEISTA.Isso vai depender na crença ideologica das familia que tu se submete.

      Excluir
    2. Ao nascermos, não temos a capacidade de acreditar ou não acreditar em algo. Por isso, não nascemos ateus, nem deístas e nem teístas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Ah sim é nisso que acredito, com certeza existe uma força criadora, só não sei quem eh... Brilhante!

    ResponderExcluir
  5. No quesito "crença" existem três grupos de pessoas.

    1°) Grupo formado por pessoas que não estudam nada, não entendem nada de filosofia e ciência, que para piorar abraçaram algum tipo de religião monoteísta de algum deus antropomórfico.

    2º) Grupo é formados por dissidentes do Primeiro Grupo, são pessoas que sofreram algum tipo de influência daquele Grupo, (pais ou outros familiares religiosos). Ficaram revoltados com as incoerências e proibições religiosas, etc. Essas, se tornaram ateus.

    3°) Grupo - Deus é um mistério, a complexa estrutura do universo é a comprovação da existência de um criador, reconhece-se a existência de Deus através da razão, evidências científicas, e das leis naturais.

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que sou um Deista, e não sabia, gostei muito de encontra-los.

    ResponderExcluir
  7. Um deísta pode crer na interferência de Deus nos assuntos da terra por exemplo, sendo que essa crença de intervenção não é como a de um teísta?
    Faço esta pergunta, pois vi em alguns sites sobre deísmo que um deísta pode sim crer numa intervenção divina,mas não como é expressa na concepção teísta,seria um assunto mais pessoal entre quem vivenciou a experiência e Deus

    ResponderExcluir
  8. As instruções nos obriga em acreditar em algo que não existe, para nos tornar vulnerável.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adorei esse blog! Parabéns!
    Eu também sou deísta há mais de 30 anos e escrevi um livro que retrata sobre isso!
    Quem se interessar, é só acessar:
    www.agbook.com.br/book/230230--Deismo
    Obrigado e sucesso para todos!

    ResponderExcluir
  11. Sou Deísta.
    E vejo que isso é bom...

    ResponderExcluir
  12. aquilo que nao se pode provar pelo meio da razão ou experiência é abrir uma fenda na própria bondade inata , se focarmos no que todos esses homens santos como jesus , budda , krishna(indenpendente de ter existido ou não "seu dialogo" no bhagavad-gita é um ensinamento de vida muito bom) nos ensinaram para fazer um hoje melhor mais liberto do cárcere da mente e nao especulações sobre oque foi e oque será que isso só nos pertuba

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas informações sou deista

    ResponderExcluir
  14. Haha! Bem, não sei se sou deísta.
    Sei que Deus existe e o homem como ser racional ,limitado, ao não conseguir explicações lógicas para tudo hehe! (impossível) questiona sobre a existência ou não de Deus visto que se ele existe pq tanta maldade, assassinatos, estupros, guerras etc... Só não percebem que somos nós HUMANINHOS quem causamos tudo isso.
    Ok ok ok.... O palmeiras tem mundial.

    ResponderExcluir
  15. Agora com 44 anos realmente descobri o que sou simplesmente deista

    ResponderExcluir
  16. Me descobri deísta aos quarenta anos, foi libertador!
    Para sermos boas pessoas não precisamos de religião, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  17. Foi muito.boa explicado eu entendo que também só um Deísta.depois do comentário. Passo entende mas. a nossa posição foi muito bom. Porque eu a Crédito em Deus.

    ResponderExcluir
  18. Cara quer que aconteceu com a gente, pois muitos como eu se descobriu aqui. Vou me aprofundar mais sobres isso, e já me vejo deísta, acredito na força da natureza, nos cosmo, na energia e vibração de todas as coisas. Alguem tem grupo no zap pra gente trocar conhecimento?

    ResponderExcluir
  19. Meu zap se tiver grupos e pessoas deitas,
    99 94478709
    Cara com 31 anos de idade vim descobrir tudo que eu sempre pensava e imagina.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela partilha. Se houver um grupo de estudos sobre, gostaria de participar.

    ResponderExcluir
  22. Também sou deista e sinto falta de poder participar de algum grupo de estudos, Whatsapp ou alguma página no Facebook. Caso alguém saiba de algo, favor entrar em contato 41 9 9620 1242.

    ResponderExcluir
  23. The best casino sites not available in UK (UK)
    The best casino sites not available in UK (UK) · bet365 남원 출장안마 – One of the best online 창원 출장안마 casinos 포천 출장샵 and slots sites 제주도 출장마사지 · 888 Casino – One of 사천 출장마사지 the top casino

    ResponderExcluir

Licença